domingo, 11 de julho de 2010

Continuação do conto “A Girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa, criado pelos alunos Lara, Tomás, Pedro Flor, Daniel e David do 1º ano, turma B e registado pela Técnica Superior da Biblioteca.

(…) Passados alguns dias, a girafa Olímpia estava a conversar com a galinha quando aparece uma gaivota a pedir ajuda às duas amigas:
- Socorro! Socorro! Ajudem-me! Vem alguma coisa ou alguém atrás de mim e vem a voar!
- Mas o que é? – Pergunta dona Margarida, a galinha.
- Eu não sei! Tem asas como eu e é muito maior! – Respondeu a gaivota.
A Olímpia levanta mais o pescoço e exclama:
- Será que é um anjo?
- Um anjo? Estranho, parece um homem! – Exclamou a galinha.
- Os homens não têm asas. – Retorquiu a girafa – Além disso, não me parece que seja um homem, mas sim uma menina.
O anjo que estava a ouvir a conversa, aproximou-se para ver com quem estava a gaivota a falar e resolveu intervir:
- Mas quem te disse que existem anjos?
- Foi a minha avó. – Respondeu a girafa.
- Eu estava a ouvir a vossa conversa e posso dizer-lhes que não sou nem homem nem menina. A girafa tem razão. Sou um anjo.
- Para que serves? O que fazes? Onde vives? – Perguntaram em coro.
- Eu vivo no céu e vim de Espanha até aqui, Angola, para explicar à Olímpia por que ela não consegue ver a avó.
- Então, diz porquê. – Pediu, ansiosa, a Olímpia.
- Porque a tua avó está em outro lugar, a ajudar outras pessoas e animais, porque é isso que nós fazemos.
- Anjo! Vou pedir-te um grande favor. Traz-me a minha avó para eu vê-la mais uma vez.
- Isso mesmo! Traz a avó da Olímpia que eu quero conhecê-la! – Pediu Dona Margarida, a galinha.
O anjo partiu e, com ele, a gaivota pois, esta não tinha nada a ver com o que se estava a passar. Além disso, já tinha percebido que o anjo nunca lhe faria mal.
Todos os dias a girafa e a galinha estavam nas nuvens à espera de ver aparecer o anjo e a avó Rosália – era este o nome da avó da Olímpia.
Uma tarde, finalmente, elas viram surgir no céu dois anjos. Olímpia ficou muito feliz e, emocionada, disse:
- Que saudades, avó!
- Vim só mais uma vez para te abraçar e me despedir. Tenho de ajudar outras pessoas e animais. - Abraçaram-se e a galinha ficou comovida por ver aquele grande amor que unia Olímpia à sua avó!
Antes de a avó partir, Olímpia ainda pediu:
- Quando puderes, volta aqui mais uma vez, por favor!
E os dois anjos partiram.

Vitória, vitória, acabou-se a história.

Sem comentários: