terça-feira, 10 de novembro de 2009

História colectiva

História criada oralmente e registada pela Técnica superior da Biblioteca a partir de 3 fantoches de recorte: um peixe, uma raia e um polvo.


O peixinho perdido

Era uma vez um peixinho que estava perdido. Ele sentia muito medo porque não tinha os seus pais perto dele.
Ele estava cheio de fome e resolveu procurar comida atrás de uma grande pedra, para não ser visto. Estava ele a comer quando, de repente, aparece uma grande raia que diz ao peixinho para não ter medo porque ela é sua amiga. O peixinho pensou que ela estava a falar verdade por causa da sua cara meiga e doce.
- Qual é o teu nome? – Perguntou o peixinho.
- Sou a Raia.
- Como estás?
- Estou muito feliz porque encontrei um novo amigo. Queres ir a minha casa?
- Sim. – Respondeu o peixinho.
E lá foram os dois. A caminho da casa da Raia, aparece um polvo. Este, de imediato, pensou que o peixinho tinha sido apanhado pela Raia e que esta o levava para casa para o comer. O polvo lança um dos seus tentáculos tentando apanhar o peixinho e assim o apanhar. A raia vira-se contra ele pensando que ele queria matar o peixe. E começa ali uma grande luta!
- Alto! Parem de lutar! Oh! Polvo, a Raia é minha amiga! Vai levar-me para casa para que eu possa comer, tratar de mim e evitar que os outros peixes me matem.
Então, eles pararam de lutar e foram juntos para a casa da Raia, um atrás do outro para que não se perdessem.
Tempos depois, o peixe já estava maior e foi dar uma volta para tentar encontrar os seus pais. E encontrou-os! A mãe estava num cabeleireiro e o pai a treinar futebol. Ficaram todos contentes por se terem reencontrado. Então, o peixinho levou os seus pais para conhecerem os seus novos amigos, aqueles que o salvaram quando estava perdido.
Mais tarde, foram todos passear e, passando perto de um barco, uma menina espreitava-os muito admirada por ver peixinhos a brincar com um polvo e uma raia. A menina meteu a sua mão na água e os animais fizeram-lhe uma festa.
No dia seguinte, a menina foi para a escola e contou aos seus colegas o que lhe tinha acontecido, quando passeava de barco.
E foi assim que aconteceu! Todos os dias a menina e os colegas, quando saíam da escola iam até à praia cumprimentar os amigos marinhos.
Vitória, vitória acabou-se a história.
1º Ano
Turma B

Sem comentários: