História criada oralmente e registada pela Técnica Superior da Biblioteca, a partir de 3 fantoches de recorte: uma menina, um menino e um golfinho.
Um dia na praia
Era uma vez uma menina chamada Joana que vivia numa casa rodeada de um grande jardim com muitas flores e algumas estátuas pequeninas de anões.
A Joana era muito elegante e todos os dias ia bonita para a escola. Na escola, todos os meninos diziam que ela estava gira. Mas o grande amigo da Joana era o Pedro que frequentava o 4º ano. Todos os dias eles se falavam e, na hora do lanche, eles partilhavam a comida.
Numa tarde, o Pedro perguntou à Joana se ela queria ir à praia com ele. A Joana respondeu logo que sim. Quando chegaram à praia, a menina ficou encantada com aquela areia amarela que brilhava como ouro. A areia estava muito quente porque o sol abrasava e então foram colocar-se à sombra de uma palmeira e ficaram a olhar as ondas do mar. De repente, viram um golfinho aos saltos e mergulhos. Eles correram logo para a água mas a Joana lembrou-se que não sabia nadar. Então, o Pedro que conhecia uma loja ali na praia, que vendia braçadeiras e bóias, foi lá comprar umas e depois de as colocar na Joana, entraram os dois na água e nadaram até ao golfinho. Este chegou mais perto dos meninos e convidou-os a subirem para as suas costas para darem um passeio pelo mar. Neste passeio, eles viram muitos peixes de diferentes cores e formas. O Pedro ainda tentou agarrá-los mas lembrou-se que não tinha onde os colocar e desistiu. Já cansados, eles pediram ao golfinho que os levasse de volta à praia. Despediram-se do seu novo amigo e regressaram a casa.
Quando a Joana chega a casa, a mãe perguntou-lhe:
- Onde é que andaste?
_ Estive na praia com o Pedro – respondeu a Joana.
E ela contou à mãe que tinham conhecido um novo amigo que era um golfinho e que com ele viveram uma grande aventura.
A mãe da menina, depois de ouvi-la, repreendeu-a porque não a tinha autorizado a ir para a praia. E ainda a colocou de castigo durante uma semana!
Tempos depois, a Joana pediu autorização à sua mãe para poder voltar à praia e ver de novo o seu amigo golfinho. A mãe concordou e ela própria levou a menina até lá. O golfinho ficou muito feliz por ter reencontrado os seus novos amiguinhos, pois o Pedro também estava na praia nesse dia.
Vitória, vitória, acabou-se a história.
Os alunos do 1º ano, Turma A